Bahiana realiza II Simpósio do Programa Mentores da Saúde

Evento reuniu mentores da saúde, alunos e professores no Campus Brotas.

"Este é um programa revolucionário, que muda o paradigma ensino-aprendizagem, no qual os docentes não ocupam o lugar de professores, mas de intermediadores na construção da relação dos estudantes com os usuários dos serviços de saúde", com estas palavras, Milena Lisboa, professora do curso de Psicologia e uma das coordenadoras do Programa Mentores da Saúde abriu a programação do II Simpósio do Programa Mentores da Saúde, que aconteceu no dia 11 de setembro, no Campus Brotas. Estiveram presentes as coordenadoras do programa, Selena Dubois e Aidê Nunes, os mentores de saúde, e estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia que participaram da iniciativa ao longo do ano.

O programa constitui-se numa experiência educacional diferenciada, na qual equipes de estudantes de diferentes cursos de graduação da Bahiana aprendem juntos, tendo como mentores da saúde pessoas que convivem com uma condição crônica, no caso, integrantes da Associação HTLVida, usuários do Centro de HTLV da Bahiana. O diferencial dessa edição foi o deslocamento dos estudantes para o processo de escuta no território de vida dos mentores, o que possibilitou um conhecimento mais profundo da realidade vivenciada pelas pessoas que convivem com HTLV. "Eu não me senti lidando com estudantes, mas com profissionais formados. Isso percebi tanto pela competência, como pelo respeito e ética como fui tratado", pontuou o mentor Francisco Daltro Borges.

Na ocasião do evento, foram apresentadas as experiências de 8 grupos, com a participação de cerca de 30 discentes. O programa segue o modelo implantado e realizado pela University of British Columbia Vancouver (UBC), do Canadá, e que está sendo reproduzido na Bahiana, por meio do Núcleo de Relacionamento Acadêmico Internacional e Internacionalização (REAI). Ainda integram a equipe os docentes Bernardo Galvão, coordenador do Centro de HTLV da Bahiana, e Maria Antonieta Araújo, gestora do REAI.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública