Notícias

Notícias

Atlética de Medicina realiza ação da campanha Setembro Verde no Centro Médico da Bahiana

Iniciativa chama a atenção sobre a importância da regularização da doação de órgãos

compartilhe

Chamar a atenção da população de Salvador para a importância da regularização da doação de órgãos. Esse foi o principal objetivo da Campanha Setembro Verde, promovida pela Atlética de Medicina da Bahiana, durante o mês passado. A iniciativa culminou em uma ação educativa que aconteceu no de 26 de setembro, nas salas de espera do Centro Médico da Bahiana, envolvendo pacientes usuários dos serviços de saúde e colaboradores da instituição.

"O Setembro Verde começou justamente pela precariedade com a qual a doação de órgãos é abordada, principalmente no estado da Bahia. Percebemos índices alarmantes de pessoas nas filas aguardando o transplante e poucas instituições se voltam para isso. Poucos sabem que a cor do setembro também é verde", explica o estudante do segundo semestre do curso de Medicina da Bahiana e integrante a Atlética, Paulo Ricardo Santos Silva. Segundo o acadêmico, este é o segundo ano da campanha promovida pela Atlética e já ganhou adesões importantes como a Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Sociedade de Terapia Intensiva, além de contar com o patrocínio de diversas empresas. A campanha tem como foco de ação na maratona Salvador, que aconteceu no dia 22 de setembro. Na ocasião, a Atlética participou com a oferta de brindes, materiais informativos e a um café da manhã para os atletas.

"Poucas pessoas sabem que existe o cadastro eletrônico para o cadastramento do doador e que a família deve estar ciente da intenção da doação, pois é ela quem autoriza a cessão dos órgãos. Hoje, aqui na Bahiana, quisemos justamente passar essas informações para o público e elucidar qualquer tipo de dúvida sobre o assunto", pontua Paulo Ricardo.