Notícias
19/02/2025
"Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé / Manda essa tristeza embora / Basta acreditar que um novo dia vai raiar / Sua hora vai chegar!". Os versos da canção "Tá Escrito", do compositor carioca Xande de Pilares, interpretadas pelos acadêmicos Franklin Oliveira Carneiro e Tuffy Alex Rosa Silva Mamede, na abertura da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana, que aconteceu na manhã de 14 de fevereiro, no Campus Cabula, serviram de lema para a recepção aos novos alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado da instituição. Com o auditório II lotado, o encontro contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, prof. Atson Fernandes, da pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, prof.ª Maria de Lourdes Gomes, na ocasião representando a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, além das convidadas Isabel Sartori (SECTI) e Maria Claudina Gomes de Miranda (FAPESB) e de coordenadores e docentes ligados aos programas.
"Na Bahiana, não se faz ciência sem arte. Isso representa a nossa pós-graduação Stricto Sensu, cujo propósito é formar pessoas qualificadas para a vida profissional, ou seja, não formamos mestre e doutores para atuar apenas na academia, mas para serem melhores empreendedores, melhores gestores públicos ou privados, porque o Brasil carece de pessoas qualificadas para que possamos avançar em todas as frentes, a fim de promover o desenvolvimento de nossa sociedade", pontuou, em seu discurso, o professor Atson Fernandes.
A programação girou em torno da roda de conversa "O Papel da Pós-Graduação Bahiana na Minha Trajetória Profissional", com a participação dos ganhadores dos Prêmios Melhor Dissertação e Melhor Tese (2024), Ma. Ng Kin Key (Mestrado em Medicina e Saúde Humana), M.e Robson Santos Santana (Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde), M.e Ademar Rocha da Silva (Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde) e Dr. Alisson de Aquino Firmino (Doutorado em Medicina e Saúde Humana). Na ocasião, os integrantes da mesa apresentaram suas trajetórias, os estudos realizados e os ganhos e benefícios em suas respectivas carreiras, após a conclusão dos cursos. Na sequência, o bate-papo contou com intervenções de professores, a exemplo do Dr. Bernardo Galvão, da Dra. Mônica Daltro e da Dra. Cristiane Dias.
Pesquisa e Inovação
Trabalho foi de autoria do grupo de pesquisa Doenças Infecciosas Emergentes e Negligenciadas.
30/01/2025
Pesquisa e Inovação
O evento acontece no dia 14 de fevereiro. Saiba mais.
29/01/2025
Pesquisa e Inovação
Interessados têm até 12 de março de 2025 para submeter trabalhos.
07/01/2025