Corações da Bahiana participa de Feira de Saúde e Cidadania

Aproveite e faça seu Cartão Vida

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, através do Programa Corações da Bahiana, participa, neste sábado (14 de agosto), da 11ª Feira de Saúde e Cidadania da Igreja Batista da Graça. O evento ocorre das 08h às 12h30min, no Centro Comunitário Batista Clériston Andrade (Pç. Lord Cochrane, s/n, Federação), com entrada gratuita e deverá atender às comunidades da Federação, Garibaldi, Vasco da Gama e Garcia.

Na ocasião, estudantes e professores que integram o Programa de Monitoria Interdisciplinar Corações da Bahiana vão realizar atividades voltadas para a promoção da saúde, com a dramatização do atendimento multiprofissional de um paciente portador de diabetes que precisa ter um membro amputado.  Além disso, o público poderá participar de um debate, no qual serão esclarecidas dúvidas sobre o assunto. Nas estações da Escola, também serão realizadas palestras sobre a formação na área de saúde voltadas para estudantes do ensino médio.

“A participação da Bahiana é uma experiência enriquecedora porque coloca o jovem, estudante da Escola em contato com pessoas das comunidades. Assim, a Feira é, na verdade, uma linha de mão dupla, na qual os visitantes recebem serviços e os profissionais voluntários exercem sua responsabilidade social”, declara Pastor Macelino Oliveira, coordenador do evento.

Além da Bahiana, outros 24 parceiros vão estar presentes com atividades ligadas à saúde, cidadania e inclusão social. Assim, serão prestados serviços como vacinação de crianças, realização de teste da orelhinha, encaminhamento para exames de audiometria e realização de exames de acuidade visual, atendimentos de pilates e quiropraxia. A Feira contará, ainda, com o Balcão de Justiça e Cidadania, onde poderão ser realizadas ações de conciliação.

Outro serviço social que estará disponível para os visitantes é a confecção do Cartão Vida. Trata-se de um cartão digital que contém dados pessoais e biométricos dos usuários, cujo objetivo é unificar e centralizar informações no atendimento ao cidadão nas unidades municipais de saúde.