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VI Fórum Pedagógico da Bahiana traz especialista na Geração Y

?Convivendo com as diferentes gerações?

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Uma programação especial foi preparada para o VI Fórum Pedagógico da Bahiana que este ano traz como tema Isto não é uma aula de matemática: como transformar (gBb + gX) ÷ (gY + gZ)    em    gBb + gX + gY + gZ . Nos dias 22 e 23 de outubro, professores e coordenadores pedagógicos estarão reunidos na Unidade Acadêmica Cabula, quando participarão de uma série de atividades que têm como objetivo principal atualizar, capacitar e melhor preparar o corpo docente da Escola para o próximo ano letivo. A programação contará, este ano, com a participação de Eline Kullock, especialista em Recursos Humanos que vai ministrar a palestra “Convivendo com as diferentes gerações”, no sábado (23/10).


Programação

A programação do VI Fórum Pedagógico tem início às 08h da sexta-feira (22/10), no auditório do Centro de Convenções da Bahiana. Durante todo o dia, serão realizadas diversas palestras por professores da Bahiana e especialistas convidados. Confira a programação das oficinas.

No sábado, a programação é especial. Será realizada uma palestra com Eline Kullock, consultora de Recursos Humanos e presidente do Grupo Foco.

Com o tema “Convivendo com as diferentes gerações”, Kullock desenhará o perfil das diversas gerações, iniciando pelos Veteranos – nascidos entre 1922 e 1943, chegando até a Geração Y – jovens nascidos entre 1980 e 2000. A partir daí, ela auxiliará o público a entender a dinâmica da geração mais jovem, essa que entra no mercado de trabalho e vai chefiar os veteranos em pouco tempo.


Eline Kullock

Formada em administração de empresas pela FGV-RJ, em 1976, e MBA Executivo pela Coppead – UFRJ, Eline também é sócia da Stanton Chase Internacional, multinacional de executive search, baseada em Londres.

Ela também escreve artigos para jornais e revistas, discutindo as tendências das organizações e seus funcionários, além do comportamento dos jovens e a influência dos videogames em sua atuação profissional, tendo sido fonte para a imprensa nacional no assunto, especialmente quando se fala em "Geração Y". Todo seu conteúdo é baseado em estudos e pesquisas atuais.

Seu know-how também é fonte de referência em assuntos de RH para veículos da grande imprensa, como Gazeta Mercantil, Exame, TV Globo, Folha de São Paulo, revista Veja, entre outros.

Iniciou a carreira na diretoria da Mesbla Loja de Departamentos, atuando como Diretora de Recursos Humanos, Planejamento Estratégico e Organização. Também foi Diretora da Servenco, holding que congrega empresas de construção, incorporação, administração de imóveis, Hotelaria e Administração de Shopping Centers.

VI FÓRUM PEDAGÓGICO DA BAHIANA
Isto não é uma aula de matemática: como transformar
(gBb + gX) ÷ (gY + gZ)    em    gBb + gX + gY + gZ.

22 e 23 de outubro  |  Unidade Acadêmica Cabula


Programação das Oficinas


Sexta-feira - 22 de outubro


Matutino - 8 às 12 horas

Grupo: lugar da diferença
Prof. Ubton Nascimento (Psicologia)
Prof.ª Georgina Enriquez Tachy (Terapia Ocupacional)
Vagas: 25
Objetivo: Propõe a utilização dos processos grupais como recurso pedagógico em sala de aula. A diferença é a peculiaridade dos grupos, portanto pode ser utilizada como ferramenta pedagógica enriquecedora dos processos de ensino-aprendizagem em sala de aula. Coloca as configurações sociométricas a serviço da espontaneidade na relação aluno-professor-aluno.

Mapas conceituais como estratégia pedagógica
Prof.ª Selma Brito (Pedagoga, Especialista em Gestão Acadêmica e em Problemas de Aprendizagem e Vice-Diretora do Colégio Portinari)
Vagas: 20
Objetivo: Apresentar os mapas conceituais como proposta metodológica para desenvolver a aprendizagem significativa.

Mutação cultural e o lugar do professor na contemporaneidade
Prof.ª Margarida Serrão (Psicóloga, Psicanalista, Clínica Lugar e Colégio Portinari ) e
Prof. Cláudio Carvalho (Psicólogo, Psicanalista, Clínica Lugar e Colégio Portinari )
Vagas: 20
Objetivo: Oferecer um espaço de escuta para que os professores possam expressar-se em relação aos desafios impostos por seu exercício profissional, refletindo acerca do lugar social ocupado por eles na contemporaneidade. 

Ambiente virtual: uma ferramenta a favor do ensino e da aprendizagem
Prof.ª Iêda Aleluia, Prof.ª Sara Santos  (Medicina) e
Prof.ª Lilian Marinho  (Enfermagem)
Vagas: 20 
Objetivo: Analisar e expandir o uso do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) em educação em saúde, analisando as vantagens desta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. 

Muito prazer, eu sou ABP!
Prof. Jorge Clarêncio S. Andrade, Prof. Marcos Ribeiro,
Prof.ª Cláudia de Carvalho Santana  (Enfermagem) e
Prof.ª Carina Oliveira (Enfermagem e Fisioterapia)
Vagas: 30 (duas turmas de 15 participantes)
Objetivo: Capacitar professores para o planejamento e elaboração de casos em Aprendizagem Baseada em Problemas.

 
Vespertino - 14 às 18 horas

Construção de avaliação de aprendizagem, utilizando recursos tecnológicos
Prof.ª Marta Menezes, Prof. Vitor Nunes, Prof.ª Suzana Vasconcelos,
Prof. Luiz Soares e Prof. Emerentino Elton (Medicina)
Vagas: 30
Objetivos:
- Informação sobre diferentes modelos de avaliação e aprendizagem;
- Reflexão sobre a adequação da ferramenta de avaliação ao objetivo pretendido;
- Reflexão sobre competências a serem avaliadas;
- Informação e estratégias de busca de recursos tecnológicos que podem ser utilizados na avaliação;
- Elementos para planejar e elaborar uma avaliação utilizando recursos tecnológicos.

Auto-avaliação numa perspectiva integral
Prof. Dr. André Luis Peixinho (Medicina)
Vagas: 30 
Objetivos:  As mudanças que estão sendo feitas nos processos de ensino/aprendizagem são baseadas em novos parâmetros educacionais, mais complexos, tais como a abordagem biopsico-socioambiental e espiritual, a transdisciplinaridade na compreensão dos eventos, as faculdades mais complexas de aprendizagem a exemplo das inteligências múltiplas e das tipologias psicológicas, as holoarquias da consciência e suas zonas proximais, entre outros. Neste contexto, os papéis docente e discente também se complexificaram, exigindo do professor uma mudança de sujeito transmissor de conhecimento validado para facilitador holocentrado. Esta oficina permitirá aos professores da área de saúde identificar, sem julgamentos, o estágio evolutivo de seu trabalho docente, vislumbrando novas possibilidades de ação transformadora.

A utilização do Seminário como metodologia ativa de ensino e aprendizagem
Prof.ª Ana Sueli Pinho (Pedagoga, Mestra e Doutoranda em Educação e Contemporaneidade - UNEB)
Vagas: 25
Objetivos:
- Distinguir metodologias de ensino, classificando-as como ativas ou diretivas;
- Apontar os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a utilização de metodologias ativas no ensino superior;
- Analisar o uso de seminários no Ensino Superior, apontando princípios que devem orientar essa prática docente;
- Descrever as etapas para realização do seminário no ensino superior;
- Reconhecer as possibilidades do Seminário como um instrumentos de avaliação no Ensino Superior.

Técnicas de ensino, vivências de sucesso e dificuldades
Prof.ª Hygia Guerreiro (Biomedicina)
Vagas: 25
Objetivo: aprimorar técnicas de ensino visando um maior aproveitamento da aprendizagem.

Eu avalio, tu avalias, nós avaliamos, eles avaliam...
Profª. Adelaide Rezende (Pedagoga e Sócia-Diretora da Consultec) e
Profª. Nadja Junquilho (Pedagoga e Gerente de Projetos Educacionais da Consultec)
Monitoras: Prof.ª Violeta Rogério de Carvalho e Prof.ª Vera Codes
Vagas: 30
Objetivos:
- Analisar diferentes concepções, tipos, funções e pressupostos de processos avaliativos.
- Apresentar diferentes tipos de questões e sua aplicabilidade, enfatizando:
   - os atributos de questões objetivas e subjetivas;
   - a verificação de competências e habilidades;
   - a relevância de utilização dos princípios da contextualização e da interdisciplinaridade;
   - a interpretação de resultados, a partir de desempenhos evidenciados.
- Exercitar a metodologia de elaboração de itens para a utilização em avaliações.

 

Inscrições
13 a 20 de outubro

Local
Secretarias das Unidades Acadêmicas