Bahiana parabeniza seu corpo docente pelo Dia do Professor

Parabéns a todos os professores por nos encher de conhecimento e lições de vida todos os dias.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública parabeniza, nesta data especial de 15 de outubro, todo o seu corpo docente pelo Dia do Professor. Profissionais de extrema importância dentro da missão de nossa Escola, os professores contam, este ano, com uma programação especial no VI Fórum Pedagógico da Bahia.

CLIQUE AQUI para confirir a nossa homenagem.

Curiosidade

Como nasceu o Dia do Professor

Em 1827, D. Pedro I outorgou a primeira lei geral relativa ao ensino no Brasil e escolheu a data 15 de outubro para homenagear Santa Tereza D’Ávila, padroeira dos professores. Este decreto veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias. A Lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino, remuneração dos professores e mestras, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de professores e escolas das meninas.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou grande sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".