Notícias
30/08/2011
Amizade, trabalho árduo, união e alegria no fazer. Ditos assim, nem parece que esses sentimentos estão ligados a uma atividade acadêmica, científica e de extensão. Mas foi dessa forma que os participantes da mesa de abertura da 10ª Jornada de Odontologia da Bahiana descreveram o processo para a realização do evento que este ano bateu recorde com 700 participantes inscritos. Na noite de 25 de agosto, no auditório do Centro de Convenções da Bahiana, na Unidade Acadêmica Cabula, o professor e coordenador do curso de Odontologia, Urbino Tunes, iniciou, de forma entusiasmada, as atividades da 10ª edição da JOBA.
Em sua fala, Prof. Urbino destacou cada um dos alunos e professores responsáveis pelas comissões organizadoras desde a primeira JOBA, em 2002. Mais do que uma prova de boa memória, o coordenador do curso relatou sobre a importância de cada um no sucesso da Jornada.
A cada ano, a JOBA homenageia um professor da casa pelos méritos como docente. Nesta edição, o homenageado foi o professor Atson Carlos de Souza Fernandes que comemorou a marca de 700 inscrições para o evento. “Isso demonstra a competência da comissão que vem organizando a JOBA todos esses anos”.
Também participaram da mesa a prof.ª do curso de Enfermagem e Vice-Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana, Carolina Pedrosa, a prof.ª Dra. Andréa Cavalcanti, docente presidente da comissão organizadora, o estudante presidente da comissão organizadora, Antônio José Guttenberg Neto, Dr. Avilmar Passos Galvão, representante dos ex-alunos da pós-graduação, e o palestrante convidado Gilson Sidney, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“É um evento que está de parabéns, pois envolve o corpo docente e discente e confesso que fiquei surpreso com o número de inscritos, o que é resultado do esforço desses jovens da Bahiana”, declarou Sidney.
Para a Prof.ª Andréa Cavalcanti, o evento é “motivo de orgulho e alegria. Participo desta história desde a 1ª JOBA, quando ainda era estudante e, presidir a comissão da 10ª JOBA, é também um pouco da minha vida. A JOBA é um grande evento científico que também é um grande encontro entre amigos”.
Durante os três dias de Jornada, foram realizadas 10 conferências, oito Hands-On (cursos práticos), quatro cursos, além de um simpósio e uma mesa redonda.