Projeto Vida do Estudante e Residente da Área da Saúde recruta voluntários na Bahiana
11/11/2011
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Você sabia que 49% dos estudantes de medicina não estão satisfeitos com o seu curso? E que os alunos do 3º e 4º anos apresentam os piores escores de qualidade de vida? Com o intuito de responder a essas e outras perguntas que retratam a realidade do estudante de medicina, no Brasil, a Bahiana e outras 39 instituições de ensino superior de medicina estão participando do Projeto Veras. Dessa forma, convidamos estudantes de todos os semestres para participar dessa iniciativa.
O que é?
Parte integrante do Projeto de Avaliação do Estudante e do Ambiente de Ensino aprovado pelo Edital Pró-Ensino da Capes (Edital nº 024/2010). Trata-se de um estudo nacional envolvendo pesquisadores de 40 escolas de medicina no Brasil, cujo objetivo é avaliar diferentes aspectos da vida dos estudantes e residentes da área da saúde. É coordenado pelos professores da Universidade de São Paulo Dr.ª Patrícia Tempski, Dr. Milton de Arruda Martins e Dr. Paulo Sérgio Panse Silveira.
Objetivo
O objetivo do Projeto VERAS é conhecer melhor a realidade dos estudantes, sua qualidade de vida, ambiente de ensino, contexto cultural, social e temporal, bem como os fatores determinantes de risco à sua saúde física e mental.
Além disso, também foi observada, entre os estudantes de medicina, uma maior sonolência diurna, em relação à população em geral.
Esse projeto será desenvolvido inicialmente com alunos matriculados em cursos de graduação em medicina de todo o Brasil. Serão selecionados aleatoriamente 60 estudantes de cada uma das 40 escolas envolvidas, podendo participar também outros estudantes, como voluntários.
Como participar?
Para participar basta entrar em www.veras.logicamix.come seguir as instruções. Você terá que se cadastrar e preencher alguns questionários sobre qualidade de vida, sonolência, atividade física, depressão e ansiedade, ambiente de ensino, entre outros. Em seguida, você receberá a análise dos seus resultados.
Os dados desse estudo potencialmente podem nortear intervenções e aprimoramento no ensino médico no Brasil e na nossa faculdade!