Projeto Vida do Estudante e Residente da Área da Saúde recruta voluntários na Bahiana

Você sabia que 49% dos estudantes de medicina não estão satisfeitos com o seu curso? E que os alunos do 3º e 4º anos apresentam os piores escores de qualidade de vida? Com o intuito de responder a essas e outras perguntas que retratam a realidade do estudante de medicina, no Brasil, a Bahiana e outras 39 instituições de ensino superior de medicina estão participando do Projeto Veras. Dessa forma, convidamos estudantes de todos os semestres para participar dessa iniciativa.
O que é?
Parte integrante do Projeto de Avaliação do Estudante e do Ambiente de Ensino aprovado pelo Edital Pró-Ensino da Capes (Edital nº 024/2010). Trata-se de um estudo nacional envolvendo pesquisadores de 40 escolas de medicina no Brasil, cujo objetivo é avaliar diferentes aspectos da vida dos estudantes e residentes da área da saúde. É coordenado pelos professores da Universidade de São Paulo Dr.ª Patrícia Tempski, Dr. Milton de Arruda Martins e Dr. Paulo Sérgio Panse Silveira.
Objetivo
O objetivo do Projeto VERAS é conhecer melhor a realidade dos estudantes, sua qualidade de vida, ambiente de ensino, contexto cultural, social e temporal, bem como os fatores determinantes de risco à sua saúde física e mental.
Além disso, também foi observada, entre os estudantes de medicina, uma maior sonolência diurna, em relação à população em geral.
Esse projeto será desenvolvido inicialmente com alunos matriculados em cursos de graduação em medicina de todo o Brasil. Serão selecionados aleatoriamente 60 estudantes de cada uma das 40 escolas envolvidas, podendo participar também outros estudantes, como voluntários.
Como participar?
Para participar basta entrar em www.veras.logicamix.com e seguir as instruções. Você terá que se cadastrar e preencher alguns questionários sobre qualidade de vida, sonolência, atividade física, depressão e ansiedade, ambiente de ensino, entre outros. Em seguida, você receberá a análise dos seus resultados.
Os dados desse estudo potencialmente podem nortear intervenções e aprimoramento no ensino médico no Brasil e na nossa faculdade!

Bem-vindos ao Projeto VERAS!