Notícias

XIV Mostra Científica e Cultural: minicursos, oficinas e monitorias

Inscrições para atividades certificadas estarão abertas até 15 de setembro.

03/09/2014


XIV Mostra Científica e Cultural: minicursos, oficinas e monitorias

Inscrições para atividades certificadas estarão abertas até 15 de setembro.

Estão abertas as inscrições para minicursos, oficinas e monitorias da XIV Mostra Científica e Cultural da Bahiana. As atividades serão realizadas nos dias 25 e 26 de setembro, na Unidade Acadêmica Cabula, e serão certificadas de acordo com as respectivas cargas horárias.

Os interessados devem inscrever-se pessoalmente até 15 de setembro nas secretarias de pós-graduação das unidades acadêmicas Brotas e Cabula, mediante a doação de 400g de leite em pó integral. 
 
Clique nos links abaixo para visualizar o regulamento de monitorias e os cartazes com as programações específicas de minicursos e oficinas.
 
 
 
PROGRAMAÇÃO 
 
 
MINICURSOS

25/09 – QUINTA-FEIRA
14h a 18h | ATENDIMENTO INICIAL AO POLITRAUMATIZADO
Coord.: André Dantas Zimmermann
Carga horária: 4 horas | Vagas: 20
Sala S02 – Subsolo – Pav. III
>> Objetivo: conhecer os procedimentos em situações de emergência e a forma correta de atender uma vítima de trauma.
 
14h a 18h | IMOBILIZAÇÕES 
Coord.: André Dantas Zimmermann
Carga horária: 4 horas | Vagas: 20
Sala S03 – Subsolo – Pav. III
>> Objetivo: conhecer as técnicas de imobilização de fraturas, luxações, entorses e outras situações de emergência.
 
14h a 18h | ANATOMIA PROCEDIMENTAL: 
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES (exclusivo para estudantes de Medicina)
Coord.: Rinaldo Antunes Barros
Carga horária: 4 horas | Vagas: 18
Laboratório de Habilidades de Enfermagem
>> Objetivo: desenvolver habilidades para a execução de procedimentos médicos assistenciais.
 
14h a 18h | SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Coord.: André Dantas Zimmermann
Carga horária: 4 horas | Vagas: 20
Sala S04 – Subsolo – Pav. III
>> Objetivo: compreensão das noções de suporte básico de vida, com capacitação em reanimação cardiopulmonar, desobstrução de vias aéreas e uso do desfibrilador externo automático.
 
 
26/09  – SEXTA-FEIRA
14h a 18h | SALIVA E SAÚDE HUMANA: PREVENÇÃO E MEIO PARA DIAGNÓSTICO
Coord.: Prof.ª Márcia Tosta Xavier e Prof. Paulo Cirino de Carvalho Filho
Carga horária: 4 horas | Vagas: 40
Sala S01 – Subsolo – Pav. III
>> Objetivo:  compreender a importância da saliva na saúde bucal e geral dos seres humanos, conhecendo os avanços no seu uso em testes diagnósticos de laboratório.
 
14h a 18h | ANATOMIA PROCEDIMENTAL: 
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES (exclusivo para estudantes de Medicina)
Coord.: Rinaldo Antunes Barros
Carga horária: 4 horas | Vagas: 18
Laboratório de Habilidades de Enfermagem
>> Objetivo: desenvolver habilidades para a execução de procedimentos médicos assistenciais.
 
14h a 18h | COLETA DE SANGUE VENOSO E TESTES REALIZADOS NO SETOR DE COLETA 
Coord.: Vanessa da Silva Brito
Carga horária: 4 horas | Vagas: 20
Laboratório de Clínicas II – Pav. II
>> Objetivo: desenvolver os conhecimentos que embasam as ações de venopunção e os procedimentos realizados no setor de coleta no laboratório de análises clínicas.
 
 
 
OFICINAS

25/09 – QUINTA-FEIRA
14h a 16h | DRENAGEM LINFÁTICA
Coord.: Rachel Trinchão
Carga horária: 2 horas | Vagas: 20
Sala S01 – Subsolo – Pav. III
>> Objetivo: apresentar as técnicas atualizadas de drenagem linfática.
 
14h a 16h | CONHECENDO A HOMEOPATIA
Coord.: Mônica da Cunha Oliveira
Carga horária: 2 horas | Vagas: 45
Área externa
>> Objetivo:  compreender os conceitos fundamentais da homeopatia, desmistificando a prática e conhecendo a sua história.
 
14h a 16h | MENDELEY: GERENCIAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Coord.: Marcus Vinicius de Brito, Cristiane Dias e Selena Dubois 
Carga horária: 2 horas | Vagas: 12
Laboratório de Informática – Sala 105 – Pav. III
>> Objetivo: conhecer as vantagens do programa Mendeley para gerenciamento bibliográfico e escrita científica.
 
14h a 16h | PRODUÇÃO ACADÊMICA DA BAHIANA: ACESSO ONLINE
Coord.: Edson Santos Jr. e Herbet Menezes Dorea Filho 
Carga horária: 2 horas | Vagas: 25
Laboratório de Informática – Sala 106 – Pav. III
>> Objetivo: disseminar e conscientizar a comunidade acadêmica sobre as ferramentas de consulta e gerenciamento da produção científica institucional – relatórios, artigos, teses, dissertações e monografias.
 
26/09 – SEXTA-FEIRA 
14h a 16h | COMO ATUALIZAR SEU CURRÍCULO LATTES
Coord.: Lívia Prates Soares Zerbinatti e PET – Odontologia 
Carga horária: 2 horas | Vagas: 15
Laboratório de Informática – Sala 105 – Pav. III
>> Objetivo: apresentar a forma correta de preenchimento do Lattes; os alunos terão a oportunidade de praticar ou criar seu primeiro cadastro no CNPq.
 
14h a 16h | ENCONTRO DE OLHARES: ENSAIANDO CARTO(FOTO)GRAFIAS COM USUÁRIOS DE DROGAS/O ROSTO É UM RISCO
Coord.: Lidiane de Fátima Barbosa Guedes e Anna Amélia de Faria
Carga horária: 04 horas | Vagas: 20
Sala S04 – Subsolo – Pav. III
>> Objetivo: em um debate interativo, compor conversações, olhares e textos imagéticos sobre as relações poder-saber sobre os corpos ditos “desviantes”.
 

 

Regulamento da MCC 14

Modelo de pôster

Modelo para apresentação

 
 

Informações
Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Unidade Acadêmica Brotas  
Av. D. João VI, 275 - Brotas
Fone: 71. 3276-8265
posgrad2@bahiana.edu.br

 

Unidade Acadêmica Cabula
Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula
Fone: 71. 3257-8206
posgrad3@bahiana.edu.br

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936