Notícias

Atlética Bahiana de Medicina conquista o título de tetracampeã da V INTERMED-BA

A INTERMED-BA é a maior ação poliesportiva universitária do Norte e Nordeste.
30/10/2019


Atlética Bahiana de Medicina conquista o título de tetracampeã da V INTERMED-BA

A INTERMED-BA é a maior ação poliesportiva universitária do Norte e Nordeste.

A Atlética Bahiana de Medicina conquistou o título de tetracampeã geral da 5ª edição do INTERMED-BA. O evento, que reúne representantes da maioria das escolas médicas do estado, é a maior ação poliesportiva universitária do Norte e Nordeste. Com o tema “Mitologia Grega”, a iniciativa foi realizada de 7 a 12 de outubro, no espaço Salvador Hall (Av. Luís Viana Filho).
 

O evento contou com 15 modalidades esportivas, das quais a Bahiana se consagrou como campeã em sete: cheerleading, disputa das baterias, handebol masculino, futsal feminino, futsal masculino, natação e voleibol feminino, ficando ainda entre as primeiras colocadas nas modalidades de basquete feminino e masculino, handebol feminino, voleibol masculino, jiu-jitsu, tênis de mesa, poker e xadrez. A presidente da Associação Atlética Bahiana de Medicina, Sofia Soares, do 8º semestre de Medicina, explica que a Atlética contou com 191 atletas, de ingressantes do primeiro semestre a recém-graduados, que retornaram à instituição para competir. No ranking de classificação geral, a Bahiana, que ganhou o 1º lugar, foi seguida das atléticas de Medicina da UNIFACS, que conquistou o vice-campeonato, e da UFBA, que ficou em 3º lugar, com medalha de bronze.
 
     

O INTERMED-BA de 2019 contemplou o maior número de atléticas em relação às outras edições do evento. Foram 16 atléticas que participaram da iniciativa, contabilizando mais de 1400 atletas. Desse público, a Bahiana representou cerca de 20%. O número de pessoas que compuseram a torcida pela instituição durante os dias de campeonato também foi bastante significativo, totalizando, aproximadamente, 500 pessoas em um dia de final.

“A superação dos estudantes da Bahiana frente à derrota no ano anterior, com o vice-campeonato, é o que mais marcou a V INTERMED-BA”, destaca a presidente da Atlética ao pontuar que o título é o resultado do planejamento, do esforço, do trabalho coletivo e intenso de todos os atletas participantes, ao longo de um ano. “Os sentimentos de pertencimento e orgulho que temos em fazer parte dessa instituição fez com que vestíssemos o uniforme para defender a universidade com toda a garra”, ressalta a estudante, que conclui que a conquista serve de motivação para o alcance de resultados ainda melhores no próximo ano.
 
     

O clima de integração e cooperativismo também foi destaque no evento. Com isso, a rivalidade se limitou às quadras, imperando o respeito entre as equipes e torcidas. Conforme explica o professor e coordenador do curso de Educação Física da Bahiana, “nos últimos cinco anos, o INTERMED-BA se consolidou como um importante evento do calendário esportivo de Salvador”. O professor aponta que a ação mobiliza cada vez mais pessoas ligadas ao esporte e atividades físicas. “As atléticas que participam se preparam durante meses, captam recursos e investem nas equipes, elevando o nível da competição”, destaca Clarcson Plácido ao concluir que, do ponto de vista da saúde mental, a ocasião também é importante para a integração entre atletas e participantes de várias cidades e instituições, promovendo a cooperação e o sentimento de amizade entre o público.
 
RANKING
Campeã geral:
Bahiana
Campeã do interior: UFRB
Atlética revelação: UFOB
Atlética destaque: UEFS
 
Classificação:
1º: Bahiana – 129 pontos
2º: UNIFACS – 101 pontos
3º: UFBA – 94 pontos
4º: FTC – 63 pontos
5º: UNIME – 30 pontos
6º: UFRB – 18 pontos
7º: UESC – 12 pontos
8º: UNEB – 8 pontos
9º: UFOB – 6 pontos
10º: UFBA-CAT – 6 pontos
11º: UNIFG – 3 pontos
12º: FASB – 2 pontos
13º: AGES – 1 ponto
13º: UESB – 1 ponto
14º: Estácio Alagoinhas – 0 ponto
14º: Estácio Juazeiro – 0 ponto



Confira a galeria de fotos, com alguns registros dos fotógrafos Sércio Freitas e Gabriel Magalhães, que fazem parte da cobertura oficial do evento.
 

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-000
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936