Notícias
04/08/2020
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública é a grande vencedora do Great Place to Work, seção Bahia, premiação concedida às entidades que são reconhecidas pelos próprios colaboradores como um bom lugar para trabalhar. O primeiro lugar na categoria Grandes Empresas se repete após a instituição ter participado de todas as sete edições do Prêmio GPTW, que, neste ano, também contemplou as empresas Kordsa, Simples Vet Tecnologia, Embracon-BA, Wish Hotel da Bahia, Laboratório Sabin, Bomconsórcio, Jacobina Mineração - Yamana Gold, Veracel Celulose e Natulab Laboratório Farmacêutico. Ao todo, foram habilitadas a concorrer à premiação 45 empresas.
Telma Bastos, gestora da Gerência Estratégica de Pessoas e Aprendizado (GEPAP), afirma que o bicampeonato é uma resposta à política da instituição de colocar seus colaboradores e colaboradoras em primeiro lugar, levando em conta a qualidade de vida de suas famílias. Dentro dessa perspectiva, ela ressalta algumas ações implantadas pela Bahiana, como a extensão da licença-paternidade, de cinco dias garantidos por lei para 15 dias.
“O benefício da extensão da licença-paternidade foi espetacular. Poder acompanhar os primeiros dias do meu filho foi muito importante. Ter tempo para auxiliar a minha esposa com os seus cuidados foi fundamental. No meu antigo trabalho, só tive direito a cinco dias corridos. Muito pouco, não deu para ajudar em nada. Só tenho a agradecer à Bahiana!”, comemora Gerson Silva Ribeiro, colaborador do Núcleo de Gestão de Projetos há um ano e dois meses na instituição.
A Bahiana também oferece a possibilidade de redução de carga horária de trabalho para mães que retornaram da licença-maternidade, durante o primeiro ano de vida do bebê. Para usufruir do benefício, a colaboradora autoriza a redução salarial proporcional à sua carga horária. Além disso, mães com crianças de até 2 anos de idade são dispensadas de realizar a compensação de horas dos recessos.
Ainda dentro das políticas que visam ao bem-estar da família, a Bahiana concede aos pais duas dispensas semestrais – mediante apresentação de atestado de comparecimento – para que possam participar de reuniões escolares de seus filhos, além de um abono de 6 horas para que possam acompanhar tanto seus filhos como seus pais idosos a consultas médicas e outros cuidados com a saúde.
“O objetivo da Bahiana, com esse tipo de iniciativa, é apoiar o colaborador a cuidar do seu dia a dia. É cercar essas pessoas de tudo o que elas precisem para ter uma vida mais confortável, no sentido de elas se sentirem saudáveis, de estarem bem consigo, mantendo em mente que a instituição as apoia nas horas das dificuldades”, declara Telma.