Curso de Medicina introduz novos instrumentos de avaliação

Confira entrevista com a Prof.ª Dra. Iêda Aleluia, integrante da Comissão de Avaliação da Aprendizagem.

Novas formas de ensino também exigem novas metodologias de avaliação da apreensão e aplicação do conhecimento. OSCE, Mini-Cex e Feedback Efetivo são algumas metodologias de aferir o rendimento do estudante e que vêm sendo utilizadas no curso de Medicina da Bahiana. Para saber mais, confira a entrevista com a Prof.ª Dra. Iêda Aleluia.

1. - O que é a avaliação de competências?
Em primeiro lugar, vale definir competências, que envolvem um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimento cognitivo. Então, a avaliação por competências baseia-se inicialmente na compreensão do sentido de competências e no uso de instrumentos avaliativos amplos e coerentes com o que se quer avaliar.

2. Como isso era realizado antes?
Basicamente a avaliação baseava-se nos conteúdos cognitivos e, em algum momento, de habilidades, mas as atitudes e a reflexão não eram minimamente contempladas.

3. Foram introduzidas novas metodologias? Como essa avaliação é realizada agora?
Foram introduzidas novas metodologias de ensino, que estimulam o estudante a integrar o conhecimento e foram trazidas novas técnicas de avaliação que possam ser coerentes com a realidade e possam abarcar as competências. Temos a OSCE (avaliação estruturada por estações, com pacientes simulados, vídeos que nos permitem avaliar as diversas competências do estudante), o Mini-Cex e o Feedback efetivo (avaliação prática no cenário real, estimulando a reflexão e comprometimento do estudante), utilização de laboratórios de habilidades e técnicas de simulação.

4. Qual o objetivo dessa iniciativa?
Adequar o modo de ensino ao formato de avaliação, trazendo uma ampliação do processo de avaliação e associando ainda mais o seu poder formativo, favorecendo a avaliação de atitudes e a reflexão sobre as ações.

5. De que forma iniciativas como essa melhoram a qualidade da formação do estudante de Medicina?
Elas facilitam a integração de conhecimento e atitudes, estimulam a reflexão e a busca ativa de conhecimento, além de integrar o pensamento e trazer coerência para o processo de ensino-aprendizagem.