Bahiana recebe pesquisador em Espiritualidade e Saúde Mental

Encontro aconteceu em junho, no Campus Brotas.

Palestra Professor Kawika Allen Na Bahiana 2024O programa de mestrado em Psicologia e Intervenções em Saúde da Bahiana realizou, no dia 14 de junho, no Campus Brotas, a palestra "Métodos de Pesquisa em Espiritualidade", com o professor Kawika Allen, doutor em Psicologia, pela Universidade de Missouri-Columbia, pesquisador em Espiritualidade e Saúde Mental, da Brigham Young University Utah USA, e bolsista da Fullbright. O encontro foi promovido por meio de uma parceria da Bahiana com a Rede Universitária de Pesquisas em Espiritualidade (REUPE), uma rede que integra grupos de diferentes instituições da Bahia que trabalham ou que têm interesse em realizar atividades de extensão e pesquisa fazendo interface com a temática da espiritualidade.

"A REUPE está completando 10 anos de atuação no ensino, extensão e pesquisa na área de saúde e espiritualidade, fazendo pontes com instituições de ensino superior de todo o estado da Bahia e, até mesmo, do Brasil e do mundo. Diante disso, realizaremos diversas ações e palestras ao longo deste segundo semestre de 2024, entre as quais um evento comemorativo para celebrar o atual momento e para apresentar as ações da rede nesse período para a comunidade acadêmica e toda a sociedade", relata a coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde, Dra. Mônica Daltro. Segundo ela, a Bahiana está planejando um curso sobre Religiosidade/Espiritualidade na Prática Clínica, com líderes religiosos, financiado pelo Edital PopCiências da FAPESB. "Salientamos, também, a criação do site da REUPE, a ampliação das nossas redes sociais e a parceria firmada entre a REUPE e a GEMCA-BA em várias dessas ações. Todas essas novidades serão lançadas em breve nos nossos canais!", afirma Daltro.

Acerca do encontro realizado no dia 14 de junho, Daltro ainda ressalta a importância da vinda do palestrante à Bahiana. "Salientamos, ainda, que o Dr. Allen é autor e editor do ‘Handbook of Spiritually Integrated Psychotherapies’, no qual estão reunidas diversas experiências. A referida obra foi publicada pela American Psychological Association e tem a chancela e financiamento da John Templeton Foundation".