Pesquisa e Inovação
11/03/2025
O grupo de Pesquisa Formação e Práticas Profissionais em Saúde promoveu, no dia 15 de fevereiro, no Campus Brotas, o curso sobre Pesquisa com Dados Secundários. A pesquisa com dados secundários é essencial porque permite a análise de informações no campo das políticas públicas em saúde, reduzindo custos e tempo em relação à pesquisa primária. A linha de pesquisa é vinculada ao grupo de Pesquisa Psicologia e Diversidade em Saúde, ao Observatório Internacional e Interinstitucional la Salud Publica - Colômbia (OIISP) e ao Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde.
"Esses dados, provenientes de fontes, como censos, prontuários, relatórios governamentais e estudos anteriores, possibilitam a identificação de tendências, padrões e correlações que podem orientar a tomada de decisões e embasar novas pesquisas. Além disso, o uso de dados secundários amplia o alcance dos estudos, favorecendo comparações históricas e análises em larga escala, contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas", explica a coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde e líder do grupo de pesquisa, Dra. Mônica Daltro.
O curso foi ministrado por Akemi Erden, odontóloga, sanitarista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (SESAB) e mestranda do ISC-UFBa. Participaram pesquisadores do Mestrado em Psicologia e Intervenções em Saúde e do Doutorado em Medicina e Saúde Humana, dos Programas Stricto Sensu da Bahiana.
Notícias
Medicamentos foram adquiridos por meio de parte da renda arrecadada no lançamento do seu livro "Nasci Odara".
26/02/2025
Pesquisa e Inovação
Na ocasião, foram apresentados os projetos que participaram do Programa de Pré-Incubação em Inovação em Saúde da Bahiana.
21/02/2025
Pesquisa e Inovação
Programação contou com roda de conversa com ganhadores dos Prêmios Melhor Dissertação e Melhor Tese (2024).
19/02/2025