Atendimento à comunidade externa – apresentação obrigatória do comprovante de residência, RG e CPF, a fim de realizar o cadastro no sistema como leitor externo.
Atendimento à comunidade acadêmica – mediante apresentação da identidade estudantil ou do crachá funcional.
Programa de capacitação do usuário – oferece à comunidade acadêmica os conhecimentos necessários para a busca e o uso dos recursos de informação, como:
Empréstimo – serviço de uso exclusivo dos alunos, professores e funcionários cadastrados, condicionado à apresentação da carteira de identificação estudantil ou do crachá de identificação funcional. A retirada não será permitida àquele que estiver em atraso na devolução de alguma publicação ou com multa pendente.
Reserva – o usuário tem a possibilidade de inserir ou excluir o seu nome em 10 listas de reservas no Portal do Usuário. O serviço obedece à ordem cronológica em que foram efetuadas as reservas e está programado para enviar aviso por e-mail quando o material reservado estiver disponível. A obra ficará reservada pelo prazo de 48 horas e, caso não seja retirada nesse prazo, será disponibilizada ao leitor seguinte ou retornará ao acervo. Concluído o empréstimo da obra reservada, se o nome do locatário constar na lista de reserva dessa mesma obra em outras bibliotecas, esse locatário terá o seu nome excluído do sistema automaticamente.
Devolução – o material retirado por empréstimo deverá ser devolvido, única e exclusivamente, no balcão de empréstimo. Portanto, não serão considerados entregues aqueles que forem deixados nas mesas, balcões e estantes da biblioteca.
Empréstimos entre bibliotecas (EEB) – é uma modalidade de empréstimo na qual o usuário pode solicitar material bibliográfico de outra biblioteca, que não faz parte da sua instituição de origem.
Catalogação na publicação – serviço de elaboração da ficha catalográfica dos trabalhos gerados na Bahiana, que compreende a descrição de informações necessárias para que a produção técnico-científica receba um tratamento descritivo-temático padronizado, por meio das normas internacionais de catalogação Anglo-American Cataloging Rules (AACR2), permitindo a sua efetiva recuperação.
Tecnologia “Assistiva” para pessoas com deficiência visual – DOSVOX - sistema computacional, para leitura de tela, baseado no uso intensivo de síntese de voz, que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais aos computadores.
Estação multimídia – microcomputadores com acesso à Internet e Intranet, para possibilitar consulta ao acervo da biblioteca, pesquisa em base de dados, biblioteca virtual, Portal do Aluno, Portal de Periódicos etc.
Guarda-volumes – destina-se, exclusivamente, à guarda de pertences dos usuários durante a sua permanência na biblioteca. Para ter acesso, o usuário deve solicitar as chaves no balcão de atendimento, cujo controle é informatizado. A chave é de responsabilidade do usuário e deve ficar em sua posse durante a permanência na biblioteca, que não se responsabiliza por valores ou objetos lá deixados. Caso ocorra perda ou danos no cadeado, o usuário deve fazer o ressarcimento do valor.